Voltar
Você conhece as suas emoções?

Você conhece as suas emoções?

Você conhece as suas emoções? Consegue entender o que as emoções informam sobre si mesmo ou sobre o contexto em que acontecem?
 
Nossas emoções são nossos termômetros internos. Elas nos informam sobre a “temperatura” das situações que estamos vivendo e disparam padrões automáticos de ação.
 
Por vezes, agimos entre extremos de nos deixar levar pela emoção ou nos esquivarmos de sentir enquanto racionalizamos e inibimos as reações emocionais.
 
Desconhecemos estratégias intermediárias que, partem de conhecer intimamente as principais emoções e compreender possibilidades comportamentais de alterar sua duração, intensidade e efeitos sobre nós e sobre os outros.

Pode ser muito difícil parar um trem que já está em alta velocidade, mas acionar o freio quando o trem ainda está saindo da estação, pode impedi-lo de ir longe demais. Habilidades de regulação emocional são importantes para evitar que as respostas emocionais imediatas se tornem mais intensas e duradouras.
 
Impedir que as emoções negativas assumam o controle é um primeiro passo importante! A melhor maneira de evitar que sentimentos iniciais se transformem em emoções fortes e avassaladoras é “PARAR, DESACELERAR, PENSAR E AGIR”.

     

  • PARAR: observe seus sentimentos quando estiver enfrentando um problema.
  • DESACELERAR: dê ao seu cérebro e ao seu corpo a chance de diminuir a intensidade da sua excitação negativa.
  • PENSAR: use suas estratégias de solução de problemas para tentar lidar com os eventos que estão provocando a reação emocional.
  • AGIR: coloque suas ideias de solução de problemas em ação.

 
Quanto mais desenvolvidas e diversas forem nossas habilidades práticas de regulação das emoções, mais competentes podemos nos tornar em relação ao autocuidado e às relações interpessoais.

 

Acesse aqui nosso calendário para seu desenvolvimento emocional.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados