07/23/2024
Trabalho
Assédio no Trabalho e os Impactos na Saúde Mental
O assédio no ambiente de trabalho manifesta-se de várias formas, algumas vezes explícitas, mas muitas vezes sutis. Em qualquer dos casos é fundamental compreender seus sinais, pois seus efeitos são devastadores. De brincadeiras inapropriadas, comentários desrespeitosos, toques invasivos e propostas indevidas, até intimidações, humilhações e exclusão social, o assédio deteriora a saúde emocional e o desempenho no trabalho.
Estamos falando aqui de comportamentos indesejados e persistentes que visam prejudicar, constranger, humilhar ou discriminar uma pessoa ou um grupo de pessoas, colocando em risco a sua integridade física e psicológica. O assédio pode ocorrer por meio de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) e indiretas (propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social).
E pode acontecer no ambiente corporativo, na escola e em qualquer tipo de grupo. Não existe ambiente livre da possibilidade do assédio.
Apesar de muito comum, é difícil reconhecer o assédio quando ele ocorre. Padecemos todos de uma compreensão parcial ou equivocada sobre o tema e suas consequências, pode ser tão difícil olhar para ele que nos esquivamos.
É como olhar diretamente para o sol.
No entanto, quanto mais nos esquivamos, mais coniventes nós nos tornamos com a violência.
Além do letramento sobre o assédio, o que mais podemos fazer?
Aqui na The School of Life nós entendemos a Inteligência Emocional como um conjunto de habilidades comportamentais e psicológicas essenciais para viver melhor.
Podemos ser agentes de mudança no ambiente de trabalho se conseguirmos promover mudanças culturais sistêmicas baseadas em criar um ambiente de apoio e segurança emocional e incentivar melhores práticas de:
- Habilidades de comunicação
- Apoio e Segurança Psicológica
- Empatia
- Auto Regulação Emocional
- Impor Limites
- Pedir Ajuda
Todos nós podemos criar um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e acolhedor, nos tornarmos melhor em prevenir e identificar o assédio e a entender o que fazer em situações delicadas.