09/17/2021
Como Está o seu Nível de Ansiedade?
Nos sentimos na nossa melhor forma quando conseguimos não entrar em pânico diante de uma pessoa ou situação desafiadora. Talvez seja por isso que a maioria das pessoas passa tanto tempo em busca de alternativas para desenvolver a própria calma. No íntimo, elas reconhecem que perdemos tempos preciosos da nossa vida para a agitação, a preocupação, o stress e o desacordo.
A boa notícia é que um estado mental calmo não é um dom divino. Ele pode ser conquistado por qualquer pessoa que se proponha a praticá-lo. Mesmo aqueles que têm uma natureza mais agitada – com prática, boas ideias e alguns alinhamentos de pensamentos e ações -, podem pouco a pouco começar a experimentar momentos de mais tranquilidade, de forma sistemática, ao dar alguns passos práticos para realmente ficarem calmos.
Como Ter Mais Calma
O primeiro passo é entender que nunca devemos buscar a eliminação total da ansiedade. É mais útil adotar uma perspectiva mais real: a ansiedade não é um sinal de que nossas vidas deram errado, mas sim de que estamos vivos.
Ainda assim, todos podemos melhorar um pouco nossas capacidades para a calma diante de frustrações e perdas inevitáveis. Para isso, deveríamos entender, de uma maneira bastante gentil, que manter a calma é um projeto delicado de constante aprendizado e prática, que exige – por que não – que busquemos um curso de aperfeiçoamento.
O segundo passo é acreditar que mesmo que nossa vida esteja difícil atualmente, ela quase sempre permanece aberta para ser mudada e melhorada. Mas, claro, desde que nos cerquemos de rituais calmantes e os coloquemos em prática dia e noite.
Os benefícios da calma
Com estas práticas, conseguiremos nos aceitar mais rapidamente, acalmar nossas preocupações sobre as incertezas do futuro, diminuir nossa raiva de quem nos nega nossos desejos e nos preparar para saudar a vida com um pouco mais de humor, bondade e gratidão.
A noção de prática é bem entendida em muitas áreas – andar de bicicleta ou aprender um novo idioma, por exemplo – e devemos entender que isso se aplica igualmente bem à área da tranquilidade. É possível desenvolver a calma.
Ninguém é intuitivamente bom nisso. Todos precisamos fazer a lição de casa, pois a calma é uma habilidade, não uma emoção. E devemos a nós mesmos e a quem amamos melhorar nossa capacidade de manter a compostura.
Texto: The School of Life
Veja nosso calendário completo aqui .