09/17/2021
Como se Relacionar com os Colegas de Trabalho
Um dos aspectos mais difíceis do dia a dia em uma empresa, seja no modelo presencial ou no home office, não tem nada a ver com produtividade, prazos ou competitividade. Está relacionado ao imenso e delicado desafio de lidar constantemente com aquela pessoa – muitas vezes incrível e outras vezes bastante complicada – conhecida como “colega de trabalho”.
Nossos colegas de trabalho podem ser fonte de nossas maiores alegrias e triunfos: compensam nossos pontos de melhoria, nos ajudam a aprimorar ainda mais as nossas fortalezas e aumentam a nossa energia. Entretanto, trabalhar de forma bem-sucedida com outras pessoas não é algo intuitivo nem simples: exige que nos comuniquemos de forma eficaz, entendamos nossas mentes e pontos cegos, dominemos nossas emoções e vejamos o mundo do ponto de vista dos outros.
Estamos na Era do Escritório Emocionalmente Inteligente
Na The School of Life, acreditamos que um grau de pressão, desafio e opiniões opostas na equipe faz parte dos ingredientes necessários para uma empresa funcionar bem. Mas o trabalho não precisa ser um espaço de sofrimento nas relações interpessoais. O convívio com os colegas não precisa ser sempre mergulhado em suspeitas e ressentimentos. Do contrário, corremos o risco de sofrer de forma desnecessária e por tempo demais.
Somos capazes de ir além da fofoca e da resignação. Podemos iniciar essa transformação nos abrindo para o conceito do escritório emocionalmente inteligente, onde – com a ajuda de boas ideias da psicoterapia, história e filosofia – podemos dar passos para nos tornarmos pessoas levemente mais maduras, eficazes e serenas que queremos e merecemos ser.
O poder do aperfeiçoamento
Na The School of Life temos uma série de workshops relacionados a 20 habilidades emocionais que permeiam o dia a dia de uma empresa, como resiliência, comunicação, diplomacia, eloquência, liderança, autoconhecimento, propósito, autocuidado e apoio. Por meio desses cursos profissionais de diferentes organizações têm se capacitado para trabalhar melhor, ressaltando seus talentos e desenvolvendo habilidades necessárias para que possam ter mais sucesso em suas carreiras, enquanto contribuem para o desenvolvimento do negócio.
Até mesmo os princípios do Mindfulness tem sido um meio para ajudar os profissionais a ter uma relação mais saudável com o ambiente corporativo. Afinal, como diz o nosso fundador, Alain de Botton, “podemos nos sentir impotentes para alterar certos eventos, mas permanecer livres para escolher nossa atitude em relação a eles”.
Texto: The School of Life
Veja nosso calendário completo aqui.