Voltar
Mono no Aware

Mono no Aware

O que é “Mono no Aware”: O ‘’Uau”

 

Mono no Aware é um termo-chave da cultura japonesa e que às vezes confunde os ocidentais – mas que encapsula algo profundo e universal sobre a natureza da vida: doce e amarga ao mesmo tempo.

 

Mono: coisa’ ou ‘coisas’.
Aware: ‘sentimento’ ou ‘sensação”

 

Então “Mono no Aware” significa o sentimento profundo, as emoções poderosas que os objetos podem evocar na gente.

 

A palavra ‘Aware” foi usada pela primeira vez como uma forma de exclamação para expressar admiração (assim como os ocidentais usam ‘ahh ‘ , ‘ohh’ ou ‘uau’).

 

Mono no Aware também foi traduzido como o “Uau” das coisas. É a maneira como algo nos afeta imediata e involuntariamente, antes que possamos expressar esse sentimento em palavras.

 

A arte e a literatura japonesas têm olhado para os estados de espírito em diferentes situações que podem nos causar a sensação de “Mono no Aware”: cair das flores, as mudanças da lua, a passagem das estações , o cantar dos pássaros e a ausência de amigos ou amores.

É o estado de espírito que surge da nossa consciência ora doce, ora amarga, de que as coisas encantadoras devem inevitavelmente passar… é precisamente isso que lhes confere uma beleza tão singular e um poder comovente.

 

O Mono no Aware ou a compaixão na arte e na natureza pode não apenas nos treinar para nos tornarmos mais sensível à beleza. Pode nos ajudar a aceitar a mortalidade e a transitoriedade que às vezes fazem a vida parecer tão dolorosa.

 

O quanto eu gostaria de perguntar

 

A pessoa que conhece o poder de movimento das coisas (mono no aware)

 

Os sentimentos que ele tem durante uma noite de outono

 

Enquanto ele olha para a lua.

 

Motoori Norinaga (1730-1801)

 

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados